.

.

terça-feira, 18 de maio de 2010

                              Onibus de Campinas



Ônibus Scania da CCTC Companhia Campineira de Transportes Coletivos, em 1972, época em que a empresa detinha o monopólio das operações municipais. (Acervo Rony Carlos)



Ônibus Caio Gabriela II, Mercedes Benz, da Viação Campos Elíseos, uma das empresas contratas nos anos 70, pela CCTC que, apesar de ser particular, ditava as políticas de transportes urbanos.




Ciferal Urbano, ex Cometa, da CCTC, no primeiro terminal de ônibus de Campinas inaugurado nos anos 70. Pelo crescimento desordenado, a cidade viva duas realidades. Centro e alguns bairros desenvolvidos e outros lugares, mais afastados, com ruas de terra, sem infra-estrutura e de difícil acesso. É o caso desta linha de ônibus que saía de um moderno terminal para época e tinha ponto final numa área sem asfalto.





Jardineira mecânica Internacional KB 7, restaurada da Viação Capriolli. Enquanto a CCTC monopolizava os serviços municipais, demais empresas cresciam servindo bairros mais afastados e ligando Campinas a outras cidades. Nos anos 40, este veículo fazia a linha Campinas Monte Mor Capivari





Com o fim do monopólio da CCTC em Campinas, outras nove empresas começam a prestar serviços no município, Uma delas é a AVA – Auto Viação Americana, que aparece retratada neste Monobloco Mercedes Benz O 362, no início dos anos 80.




Praça Central de Campinas, que servia como terminal nos anos 80, quando apareceram novas empresas de ônibus municipais. À direita um Caio Gabriela da Campos Elíseos e um Monobloco O 364 da URCA – Urbanos de Campinas Ltda.



O fim das operações da CCTC, em 1988, foi um grande choque para a história dos transportes de Campinas. Depois de monopolizar por décadas os transportes na região, a empresa não resiste os impactos da inflação e a pressão de outros empresários para aumentarem sua influência na cidade. Muitos veículos da CCTC, como os exclusivos CMA Scania Urbanos, produzidos pela Cometa, são encampados por outras empresas, como a TUCA – Transportes Urbanos de Campinas.






                                                               onibusbrasil.com/.../

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou??