.

.

quinta-feira, 17 de junho de 2010


Beijo-de-frade


Nome Científico: Impatiens balsamina

Sinonímia: Balsamina hortensis

Nome Popular: Beijo-de-frade, bálsamo-de-jardim, não-me-toques, balsamina, ciúmes, maria-sem-vergonha, melindres, papagaios, maravilha, suspiros

Família: Balsaminaceae

Divisão: Angiospermae

Origem: Ásia

Ciclo de Vida: Anual

O beijo-de-frade é uma florífera de textura herbácea muito popular. Suas folhas são lanceoladas, verdes, com bordos serrilhados. Os caules são suculentos, eretos e ramificados e podem ser verdes ou avermelhados. As flores axilares, são formadas durante todo o ano e podem ser simples, semi-dobradas ou dobradas, de coloração vermelha, creme, laranja, rósea, branca, roxa ou mesclada. Os pequenos frutos são como cápsulas e estouram ao mínimo toque quando maduros, lançando as sementes marrons.
O beijo-de-frade é uma boa escolha para a formação de canteiros, bordaduras e maciços anuais, principalmente quando se deseja flores abundantes. Também pode ser plantada em vasos, jardineiras e cestas suspensas. O beliscamento do ponteiro da planta, quebra a dominância apical e estimula a ramificação. Atrai abelhas e borboletas.
Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. Adubações mensais estimulam uma intensa floração. Adapta-se melhor ao excesso de regas do que à seca. Planta tipicamente tropical, aprecia o calor, mas é tolerante ao frio subtropical ou mediterrâneo. Multiplica-se por estaquia e por sementes, mas plantas mais sadias e bonitas são obtidas de sementes.
MedicinalIndicações: Queimaduras, afecções de pele, dores articulares, disfagia. Propriedades: Catártico, diurético, emético. Partes usadas: Folhas, flores e caule.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou??